Formação com muito valor para a nossa... [ ver ]
ForDrive Noticias

ForDrive Noticias

Programa Nacional de Prevenção de Acidentes
 

Relatório do Projecto de Promoção da Alta Segura

No âmbito do lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, 2011-2020, o Ministério da Saúde deu início a um projeto ‘ancora’, que designou de ‘Alta Segura’. Este projeto tem como principal objetivo, promover a segurança desde o nascimento, reforçando as mensagens ao longo da infância e juventude, contribuindo assim, para o aumento do nível de literacia em saúde e segurança da população portuguesa.

Para isso, tendo em conta a existência de orientações técnicas da DGS dirigidas para a intervenção dos profissionais de saúde nesta matéria, alavancou o projecto ‘Alta Segura’ num diagnóstico de situação focado no conhecimento e na aplicação da norma, bem como, na formação dos recursos humanos que possam, futuramente, potenciar a intervenção do SNS.

Da avaliação das respostas de 67% dos Agrupamentos de Centros de Saúde e 83% dos Centros Hospitalares com Maternidade, de Portugal Continental, concluímos que, nas Maternidades o conhecimento das orientações técnicas é maior, a informação às mães e os ensinos sobre transporte seguro de recém-nascidos é mais frequente e os profissionais de saúde têm mais formação sobre Sistemas de Retenção de Crianças.

"Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte nas crianças e jovens."

"A vulnerabilidade das crianças, enquanto passageiros e / ou peões, exige que os adultos responsáveis por elas, lhes prestem atenção redobrada que defendam o seu direito à segurança e, cuidados especiais que salvaguardem o seu direito à saúde."

(...)

   
 
 
  Esta notícia foi visualizada 1521 vezes
  ver todas
   
   
 
Contactos
Noticias
 
 
 
 
Certificação ForDrive

DGERT
Acreditação Entidade Formadora


Entidade acreditada formação SBV-DAE

 
decada
   
   
inicio | mapa do site | termos de uso | politica de privacidade